Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.4/5 (895 votos)








Sistema de Arrefecimento

 
                                                                                                                                                 
   Manutenção do Sistema de Refrigeração   
 
 
 
Pode não parecer, mas o sistema de arrefecimento é um dos responsáveis por manter o motor funcionando em perfeitas condições, contribuir com o rendimento a eficiência energética e redução de gases nocivos ao meio ambiente.
 
 
 
A temperatura do motor é um dos fatores que mais pesam quando a questão é eficiência, consumo e desgaste. Por isto o sistema de arrefecimento deve estar sempre em perfeitas condições de funcionamento. O motor gera muito calor, o que acaba contribuindo com o aumento ou diminuição do dimensional da estrutura das peças,  quando elevado ao limite.
 
 
O radiador também deve ser submetido a uma revisão periódica. Sendo o responsável por fazer a troca de calor do sistema, o radiador deve ser limpo uma vez a cada ano, desobstruindo os canais internos e permitindo uma melhor circulação da água e dissipação do calor.
 
 
 
O líquido do radiador também deve ser substituído, porque o fluido misturado com a água perde suas propriedades com o tempo, diminuindo a temperatura do ponto de ebulição e aumentando a temperatura do ponto de congelamento.
Todos esses componentes devem obedecer a um rigoroso plano de manutenção estipulado pelo fabricante, preservando a vida útil do sistema e contribuindo para o perfeito funcionamento do motor.
 
 
 
O liquido de refrigeração tem de ser orgânico e a per percentagem de liquido é de 30% (1L de puro para 3L de água, -18ºC)
ter mais proteção viscosa; nas paredes da cabeça e do bloco do motor, mangueiras, bomba de água, termostato
e do radiador. 
 
Nota; para a compra do radiador novo.
Antes de montar o radiador , recomendo que lave todo o circuito de refrigeração com água limpa.
Depois de montar o radiador, deve encher o sistema de refrigeração   com liquido sem fósforo.
A utilização  de liquido que não seja recomendado para radiadores de alumínio anula a garantia do radiador.